terça-feira, 30 de novembro de 2010

"ANTES E POUCO-MUITO DA ESCOLA"


A Escola
Pode ser forja…
Ensaio de inovações…!
Ensino
De coisas novas…
Aprendizagem de lições…!
Inspiração e motivo
De pedagogia ou Cultura…!
Gérmen
De grandes génios…
Alfobre de ilustres heróis…!
Mas,
Bem profetiza,
Aquela conclusiva
E clara certeza…
Pela voz da experiência…
E lá diz
A Mãe Natureza,
No seu “magistral” saber:
«Dentro de uma sala de aula…
“Mesmo
Com paz e ciência”
Já pouco se pode fazer…?!»
Desculpas da estrutura?!
Lamentos não são agora!
Quando…?!
Se…
Antes,
Em casa…
Sem bom aviso,
Por qual motivo!?
Se foram deixando
Porquês com dúvidas…
Naquela devida altura…
Passou o tempo
Passou a hora!
Mudou a idade…
Quedou-se a oportunidade…!
Se, em casa,
Mesmo antes,
Não houve o siso…
De partilhar um sentido…!
Passaram luas,
Passaram sóis…!
Se ficou por dizer…
Alguma dica de ternura…!
Ou história por contar…!
E se, ainda…
Muitos antes…
Ficaram por pentear
Porquê…!?
Aqueles belos caracóis…!?
11-MM-1984. – Martinho Rebelo Mota.

domingo, 28 de novembro de 2010

Segundo o pedagogo brasileiro Paulo Freire, se somos “seres programados para aprender”, então nunca é demasiado tarde para investirmos na educação e na aprendizagem.
No conceito actual de educação, defende-se que esta deve evoluir, ultrapassando as fronteiras do espaço/escola e do tempo/escolaridade, para dar lugar a um processo de aprendizagem ao longo da vida. Este conceito só pode ser entendido como uma construção contínua e progressiva da pessoa, dos seus saberes, aptidões, da sua capacidade de discernir e agir e de fazer opções em liberdade, porque enquanto há vida há aprendizagem.
O Homem quer aprender não só por motivos profissionais e para o mundo do trabalho, mas também pela sua vontade de intervir nesse mundo de forma crítica e interagir para a sua transformação. A sua educação e aprendizagem não se devem reduzir à formação profissional contínua pois, nos mais variados contextos sociais, à margem dos sistemas formais, encontramos, por vezes, o verdadeiro e genuíno sentido da educação através da troca de experiências e saberes, debate de ideias e discussão de problemas.
Foi neste contexto, e verificando ainda o sucesso das Universidades da Terceira Idade no nosso país, que julguei pertinente criar este espaço de debate de ideias e troca de experiências. Por um blogue ser um recurso vivo e em permanente mutação, tal como a educação, gostaria que este fosse um sítio na Internet onde nos pudéssemos “encontrar” regularmente, respeitando as opiniões de todos e tratando do tema com a seriedade que este assunto merece. Porque é um problema de todos e para todas as idades, quero reunir um grande grupo de “pensadores”, “mentores” e pessoas que querem mudar o mundo em que vivemos, quanto mais não seja, pela melhoria do nosso conhecimento e das nossas aprendizagens.
Bem vindos!