domingo, 5 de dezembro de 2010

Pitágoras

Julguei importante colocar este texto no meu blogue pela relevância que Pitágoras de Sanos teve e tem na Educação, essencialmente enquanto físico, filósofo e matemático. Conhecida figura na cultura grega, criou uma corrente, chamada pitagorismo e, juntamente com os seus seguidores, descobriram vários fundamentos das ciências físicas e matemáticas, tais como o conceito de que a Terra era redonda e que o sol era o centro do Universo, a descoberta dos números irracionais e do famoso Teorema de Pitágoras.
A ideia de que a Matemática trata de conceitos abstractos, acima da realidade física, a crença em que o mundo físico pode ser estudado através da Matemática e a concepção de Deus como o Grande Arquitecto do Universo são legados pitagóricos que sobrevivem até hoje.
Sendo os seus conceitos e crenças intemporais, considero pertinente debruçarmo-nos sobre esta personalidade e as suas temáticas.

Um pouco de história

Pitágoras de Samos, filósofo e matemático, pensa-se que nasceu na primeira metade do séc. VI a.C., em Samos, uma ilha do mar Egeu, situada muito perto de Mileto, onde viveu Thales. Quando novo, fez longas viagens pelo oriente tendo permanecido alguns anos no Egipto onde frequentou os templos (escolas da época) e ouviu os sacerdotes de Mênfis com quem Pitágoras aprendeu as regras de cálculo.
  
Pitágoras falava com clareza ao expor as suas teorias, traçava figuras e fazia com letras e símbolos estranhos cálculos que os seus patrícios não compreendiam.
Nas suas lições tratava de princípios de moral, de religião e de elementos de Geometria, Aritmética, Astronomia e Música.
O filósofo permaneceu pouco tempo na Grécia porque os chefes políticos temiam que ele, com os recursos da ciência, alcançasse prestígio e autoridade sobre as massas populares.
Pitágoras teve de imigrar e foi para Crotona onde fundou a Escola Pitagórica que passou a ser frequentada por cidadãos de todas as classes. Todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente não podendo ser registados, o que originou as muitas dúvidas que ainda hoje existem, quanto à Escola Pitagórica e às descobertas feitas por Pitagórica e às descobertas feitas por Pitágoras e seus discípulos. As ideias divulgadas por Pitágoras eram curiosas.
Assim, para ele havia:
números felizes
números fatídicos
números masculinos (3)
números femininos (2)

1 representava a razão
2 representava a opinião
4 representava a justiça
5 representava o casamento por ser irmão de 2 (1º feminino) somando com o 3 (1º masculino).


Quanto aos Pitagóricos, exaltavam o chamado TEOREMA DE PITÁGORAS que diz:
   



A área do quadrado construído sobre a hipotenusa de um triângulo rectângulo é igual à soma das áreas dos quadrados construídos sobre os catetos.








Os adversários do famoso geómetra tentaram, por todos os meios, denegrir a sua obra e, para isso, recorreram até à caricatura.
 
Apresentamos duas caricaturas, ridículas composições geométricas, nas quais um desenhista procura fazer humorismo em torno do famoso Teorema.





Este teorema tem muita aplicação na prática e foi o único que recebeu a “Flecha do sarcasmo e ironia.”
Como curiosidade, ficas a saber que a matemática Elisha Scott reuniu 357 demonstrações diferentes do Teorema de Pitágoras.
Pode ser encontrado um apanhado histórico das várias demonstrações do Teorema de Pitágoras em E.Fourrey, Curiosités Geométriques, capítulo 2º.


 

 









  http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTZ8b_7GT79voo7Y5HjsVCcyz_66VXWtpHc_Gzli_o7QQN9o0Ym3ghttp://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTZ8b_7GT79voo7Y5HjsVCcyz_66VXWtpHc_Gzli_o7QQN9o0Ym3g 

Em 1955 a Gracia emitiu um selo para comemorar o 2500.º aniversário de Pitágoras.



Amabília Cruz, M. Emília Vázquez, M. Luísa Pinto “Matemática 8ºAno”, Porto Editora

























Sem comentários:

Enviar um comentário